quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sobre as pinturas renascentistas.

O desenvolvimento da pintura renascentista pode ser estudado através de dois momentos: a fase pré-renascentista e a fase caracterizada pela obra dos grandes gênios do Renascimento, dentre eles podemos destacar:

  • Sandro Botticelli (1444-1510), considerado o último dos pré-renascentistas, inspirou-se na mitologia da Antigüidade e associou a estética greco-romana ao universo religioso cristão.
  • Leonardo da Vinci (1452-1519), pintor, escultor, arquiteto e cientista, perseguiu o objetivo de atingir a verdade através de experiências. Por esse motivo, encarava a obra de arte como um exercício, que era muitas vezes abandonado ao se definir uma solução. Dentre suas pinturas destacam-se A Santa CeiaA Virgem dos Rochedos e A Gioconda (Mona Lisa).
  • Michelangelo (1475-1564), arquiteto, pintor e escultor, destaca-se por pinturas monumentais como o teto da Capela Sistina, no Vaticano.
  • Rafael (1483-1520), por sua vez, é considerado o maior pintor do Renascimento, aliando a harmonia à dramaticidade e empregando cores, formas e volumes com equilíbrio.
Dentre outros, mas o que mais chamava a atenção no renascimento era o humanismo, demonstrado nas obras de alguns desses grades pintores, que considerava o homem como um ser que Deus colocou na Terra para que pudera evoluir.

Um comentário: